Flanática filha de Pioneering ganha Listed em Cidade Jardim

Flanática alcança Kelly Key em São Paulo

Flanática vitória clássica

Flanática (por fora) sacou um pescoço sobre Kelly Key ao final da listed race

Imagem: Marília Lemos

Disputado nesse sábado (9), em Cidade Jardim, o Clássico Pres. Luiz Oliveira de Barros (L), em 1.600m na pista de grama, para éguas de 3 e mais anos, marcou a vitória de Flanática, 5 anos, filha de Pioneering e Selena (Wild Event), de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Stud Mantra.

Com apenas 4 competidoras alinhando para o páreo, Kelly Key (Adriano) foi a primeira a aparecer, pela cerca. Flanática corria em segundo, com Port Elizabeth (Redattore) disputando o terceiro com Established (Silent Times).

Sem alterações – e também sem que houvesse 5 corpos de Kelly Key para Established -, o lote percorreu a reta oposta e superou a curva. Na abordagem da reta tinal, Kelly Key trazia menos de 1 corpo à frente de Flanática, que já “apertava” a ponteira, no segundo posto.

Num primeiro momento, se percebia que Flanática vinha mais “sacodida” do que Kelly Key, cujo jóquei, Nelito Cunha, seguia sem fazer a partida em sua conduzida. Faltando 400 metros para o disco, Nelito baixou o corpo no dorso de Kelly Key, que mesmo sendo exigida não livrou vantagem à frente de Flanática, que continuava a carregar sobre a adversária.

Na insistência de Fernando Larroque, Flanática, após muito atacar Kelly Key, dominou a oponente nos últimos 50 metros, vencendo por pescoço. Established (5 e 1/2) foi a terceira e Port Elizabeth (7 e 1/4) a quarta.

Preparada por Osvaldo Malta Nascimento, Flanática obteve a sua sexta vitória em 44 corridas. Também ganhadora da Prova Especial Jockey Club do Paraná, Flanática parou os relógios na marca de 1:36.43.